Cultura

Cancro do pulmão mata cada vez mais mulheres

O cancro do pulmão tem vindo a matar cada vez mais mulheres portuguesas. Os especialistas temem que o número possa crescer face ao aumento de mulheres que fumam. Porém, ainda morrem mais homens do que mulheres vítimas desta doença.

Atualmente, por cada três homens que morrem vítimas de cancro do pulmão regista-se a morte de uma mulher.

No entanto, o número de mortes masculinas está a diminuir, numa tendência oposta ao que acontece com as mulheres portuguesas.

Daí que seja esperado que, nos próximos anos, a diferença possa diminuir. É que os homens morrem cada vez menos e as mulheres cada vez mais. Por exemplo, em 2014, morreram 3.077 homens com esta doença e, em 2015, perderam a vida 3.035.

Os especialistas justificam que este número já era “esperado” e explicam as razões.

“Reflete as mudanças conhecidas no consumo do tabaco”, sustentam.

“O que é de esperar é que a mortalidade feminina vá aumentando. Porque, ainda por cima, as mulheres são mais sensíveis ao tabaco e têm cancro mais cedo”, diz Nuno Miranda, diretor do programa nacional.

De acordo com a edição desta quinta-feira do Jornal de Notícias (JN), que teve acesso ao Relatório do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas, que será apresentado no Porto, o tumor maligno da traqueia, brônquios e pulmão matou 980 mulheres em 2015, enquanto que em 2014 tinham perdido a vida 850.

Em destaque

Subir