Ciência

Cancro: Britânicos apoiam empresa portuguesa no ensaio a medicamento inovador

A Biotecnol desenvolveu um medicamento inovador para o combate ao cancro e o ensaio clínico despertou a atenção de uma instituição britânica. O Cancer Research UK acredita tanto no potencial do fármaco que investiu na empresa portuguesa, adquirindo parte do capital social.

Com o apoio desta entidade britânica, os investigadores da Biotecnol poderão desenvolver o teste mais decisivo – ter pacientes com cancro avançado a usar o medicamento – em hospitais oncológicos londrinos, com os quais o Cancer Research UK mantém parcerias tendo em vista a descoberta da cura para o cancro.

O fármaco desenvolvido pela empresa portuguesa orienta um grupo de glóbulos brancos (os linfócitos T) para um ‘ataque’ às células cancerosas, num tratamento genericamente conhecido como “imunoterapia oncológica”.

Ao fim de 18 meses de “dura negociação”, o Cancer Research UK adquiriu uma parte do capital social da Biotecnol. Não há detalhes sobre o negócio porque as partes acordaram numa cláusula de confidencialidade.

A fase II de ensaio clínico deverá custar entre 12 a 15 milhões de euros, facilmente recuperáveis em caso de sucesso: basta vender a licença do medicamento, a uma farmacêutica que tenha presença na distribuição, por um valor entre oito a 12 vezes superior.

Este procedimento já rendeu à Biotecnol cerca de 400 milhões de euros em 2009, quando vendeu ao grupo Roche um medicamento para tratar doenças do fígado.

Em destaque

Subir