Nas Notícias

Campanha contra o tabagismo do Ministério da Saúde é “inadmissível”, diz Isabel Moreira (vídeo)

A curta-metragem ‘Opte por Amar Mais’, inserida na campanha ‘Juntos contra o tabaco’ do Ministério da Saúde e apresentada esta quarta-feira, está a gerar polémica. A deputada socialista considera-a “inadmissível” e pede para que seja retirada”. Veja o vídeo.

“Espero que o Ministério da Saúde retire a campanha, que é uma campanha misógina e culpabilizante das mulheres”, declarou a deputada à agência Lusa.

A apresentação da curta-metragem ‘Opte Por Amar Mais’, que dá corpo a uma nova campanha da luta contra o Tabagismo, desenvolvida pelo Direção-Geral de Saúde, contou com o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo.

“A curta-metragem ‘Opte por Amar Mais’, de André Badalo, conta a história de Maria, uma mulher com cancro do pulmão num estádio avançado que continua a fumar. Esta campanha, protagonizada pela atriz Paula Neves, foi idealizada por duas jovens de 18 anos, alunas da Escola Profissional de Artes, Tecnologias e Desporto, e tem por base os números mais recentes sobre o consumo de tabaco”, explica o Ministério da Saúde.

O último relatório do Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo, frisa o Ministério, veio mostrar que os homens portugueses estão a fumar menos, em contraciclo com o grupo das mulheres.

“A realidade exige um reforço da luta antitabágica, sobretudo junto dos mais jovens e, em particular, junto das mulheres”, acrescentam.

Para a deputada Isabel Moreira, a campanha é “inadmissível” e “deve ser retirada”.

“A campanha faz todas as associações da mulher que é mãe e que ao fumar vai ser necessariamente mal-amada e não vai encontra o amor, vai desproteger os seus filhos. É uma campanha que, em termos de igualdade de género, é inadmissível e que deve ser retirada”, afirmou.

De acordo com o Ministério da Saúde, o consumo de tabaco é responsável por 10,6 por cento das mortes em Portugal, ou seja, que o tabaco mata um português a cada 50 minutos.

Veja o vídeo, divulgado pelo Serviço Nacional de Saúde.

Em destaque

Subir