Nas Notícias

Muito calor e poeiras provenientes do Saara no sotavento algarvio e na Madeira

O céu vai pintar-se de amarelo e os dias vão estar quentes no sotavento algarvio, no interior do Baixo Alentejo e no arquipélago da Madeira até sexta-feira, devido a poeiras provenientes do norte de África, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Esta situação é causada por uma depressão centrada na região de Marrocos, que durante a sua circulação transporta poeiras em suspensão provenientes do norte de África. Segundo o IPMA, a depressão irá afetar uma grande área desde a Tunísia até às Canárias, passando pelo arquipélago da Madeira e pelo sul da Península Ibérica.

Num comunicado publicado no site do IPMA é realçado que este fenómeno começou na terça-feira, traduzindo-se “num tom amarelado do céu” e que “deverá diminuir gradualmente ao longo dos próximos dias”.

“Prevê-se que as poeiras continuem a afetar a região Sul e parte da região Centro, do continente, e a Madeira, até sexta-feira”, acrescenta.

Por fim, o IPMA informa que para hoje está prevista a “possibilidade de ocorrência de aguaceiros no sotavento algarvio e no interior do Baixo Alentejo que, a ocorrerem, terão, como consequência a deposição das poeiras à superfície (normalmente bem visível sobre os automóveis) ”.

 

Em destaque

Subir