Motores

Cadillac regressa aos sport-protótipos 14 anos depois

cadillacregressap1

A Cadillac está de regresso às corridas de sport-protótipos após uma ausência de 14 anos, participando no campeonato IMSA Sportscar norte-americano do próximo ano com um carro a que chamou Cadillac DPi-V.R.

Segundo os responsáveis da marca os primeiros exemplares serão entregues brevemente às primeiras equipas das que utilizaram até esta temporada os Corvette DP – Action Express Racing (onde pontifica o português João Barbosa) e Wayne Taylor.

A marca não linhava em protótipos desde a participação nas 24 Horas de Le Mans, com os famosos Northstar LMP1, e este regresso ‘dentro de portas’ em 2017 é uma forma de relançar a marca numa frente desportiva e provas de grande prestígio como são as 24 Horas de Daytona ou as 12 Horas de Sebring.

“A Cadillac está orgulhosa de regressar ao pináculo das corridas de protótipos na América do Norte após 14 anos de ausência”, afirmou o presidente da marca de Detroit Johan de Nysschen, que confirmou que a escolha da Action Express e da Wayne Taylor Racing tem a ver com os dois títulos conseguidos por aquelas duas equipas.

O Cadillac DPi-V.R possui um motor atmosférico V8 de 6,2 litros, que partilha a sua arquitetura com a dos propulsores de terceira geração dos modelos CTS-V e a quinta geração do SUV Escalade.  O chassis do novo protótipo foi desenhado em cooperação com a Dallara, com uma estética inspirada nos atuais modelos V performance de estrada – especificamente o Cadillac CTS-V.

De referir que o novo sport-protótipo da Cadillac fará a sua aparição pública durante os testes de dois dias que terão lugar no circuito de Daytona a 13 e 14 do próximo mês de Dezembro.

cadillacregressap2

Em destaque

Subir