Mundo

Caçador expõe raposa congelada para alertar para perigos do Danúbio

Um caçador encontrou uma raposa congelada, no rio Danúbio. O animal foi vítima do gelo fino e acabou por submergir. Como forma de prevenir acidentes com humanos, o caçador decidiu cortar um bloco de gelo com a raposa no interior e colocá-lo junto ao local.

A história é contada pelo diário Der Spiegel, que cita o jornal local Schwäbische Zeitung.

Franz Stehle, um caçador da Suábia, na Baviera, encontrou em janeiro a raposa morta nas águas geladas do Danúbio.

O animal foi vítima do gelo fino, que partiu, quando a raposa caminhava sobre ele. Estima-se que a morte tenha ocorrido em meados de dezembro.

Stehle decidiu retirar o animal e manteve-o conservado num bloco de gelo.

Colocou-o em exposição, não por uma mera exposição de arte mórbida, mas para alertar os humanos para os perigos de pisar aquelas zonas.

A raposa estaria a caminhar sobre o gelo fino do Danúbio, quando pisou uma parte menos firme e acabou por cair nas águas frias.

“A ‘raposa do Ártico’ é um aviso para aqueles que querem ir para o Danúbio congelado”, alerta Stehle, em declarações ao Schwäbische Zeitung.

Esta não é a primeira vez que o caçador encontra animais naquelas circunstâncias. O caçador revela que nos últimos 40 anos já viu um cervo e quatro javalis. A raposa junta-se agora a esta lista.

Conhecida pela sua astúcia, a raposa não evitou aquele acidente fatal, o que constitui um bom alerta para os humanos.

“Isto pode parecer uma brincadeira, mas é muito real”, realça Stehle, que lamenta o facto de aquele alerta real não ser eterno.

Em destaque

Subir