Nas Notícias

‘Cabras sapadoras’ na prevenção dos fogos

Afinal, a solução dos fogos florestais pode estar na criação animal. O Governo vai apostar, ainda neste ano, em ‘cabras sapadoras’ para fazer a gestão da floresta e evitar incêndios. O secretário de Estado das Florestas, Miguel Freitas, explicou este projeto do Executivo, que tem por base rebanhos especializados.

“A questão silvo-pastoril é essencial, por isso vamos fazer projetos-piloto este ano de chamadas ‘cabras sapadoras'”, revelou Miguel Freitas, no âmbito de uma audição parlamentar na Comissão de Agricultura e Mar.

Com esta medida, o Governo pretende “executar a totalidade da rede primária da defesa da floresta contra incêndios”.

Na defesa da floresta nacional, o secretário de Estado entende que os são “parceiros privilegiados” os produtores florestais.

De acordo com o governante, o Governo já encaminhou “17 milhões de euros” para a realização de ações de defesa da floresta contra os incêndios.

O titular da pasta das Florestas revela ainda que “pela primeira vez em Portugal, vamos ter uma diretiva operacional que mostra bem aquilo que se vai fazer quer em combate quer em prevenção”, sendo que, “até agora, a diretiva operacional era apenas de combate”.

Em destaque

Subir