Nas Notícias

O cabeleireiro de Hollande ganha 9895 euros por mês

A justificação para o elevado salário do homem que trata do cabelo de François Hollande: “Está disponível para o presidente francês 24 horas por dia”. Durante os cinco anos de contrato, Olivier B. ganhará mais de 593 mil euros.

É um salário principesco, pago ao cabeleireiro de François Hollande. A notícia foi dada no livro ‘l’Elysee Off’, explorada pelo semanário satírico ‘Le Canard Enchainé’ e confirmada pelo palácio do Eliseu. Olivier B. recebe quase 10 mil euros.

Num país em crise, com uma taxa de desemprego que ronda os 10 por cento, o elevado salário de Olivier B. causou indignação.

De acordo com uma cópia do contrato, divulgada pelo ‘Le Canard Enchainé’ e confirmada pelo Eliseu, o cabeleireiro de Hollande assinou o vínculo a 16 de maio de 2012, válido por cinco anos. Tem uma remuneração mensal de 9895 euros.

Depois de se conhecer este contrato, surgiram as explicações para tão elevada remuneração. Argumenta-se que o cabeleireiro “acorda muito cedo para trabalhar” e que tem uma agenda complicada, já que tem de acompanhar Hollande para todo o lado e preparar o cabelo para as aparições públicas do presidente francês.

“Ele está disponível para o presidente francês 24 horas por dia. E por ocupar aquela função, perdeu o nascimento de um filho”, justifica a sua advogada, Sarah Levy.

Esta informação fica, no entanto, por confirmar. Será que François Hollande obrigou o cabeleireiro a trabalhar em momento tão importante da sua vida?

Não obtante estas explicações, a remuneração parece exagerada e chocou os franceses.

A difusão desta informação ocorre na véspera do feriado nacional em 14 de julho, dia em que o chefe de Estado preside a um desfile militar na Campos Elísios.

É o último feriado nacional do atual mandato de Hollande, numa altura em que o presidente é contestado. Hollande vai discursar, mas todas as atenções serão desviadas para o seu penteado, mais do que para as suas palavras.

Em destaque

Subir