Apresentações/Novidades

C4 Cactus Rip Curl o ‘crossover’ que ‘surfa’ o asfalto

CitroenCactusRipCurl1

A Citroën introduziu no mercado automóvel nacional uma variante muito exclusiva do seu ‘crossover’ C4 Cactus; o Rip Curl. Uma proposta apresentada no Salão de Genéve e que marca o encontro entre duas marcas que desenvolvem produtos assentes no design e na técnica.

Percebe-se a ideia da marca do ‘Double Chevron’, que pretende combinar o conceito descontraído do seu ‘crossover’ com a imagem ‘cool’ de uma das marcas mais icónicas do surf.

Trata-se de um automóvel feito para os espaços ao ar livre em harmonia total com a natureza, tal qual o desporto que lhe está associado, privilegiando uma utilização descomprometida, seja qual for a motorização que lhe está associada.

Exteriormente o C4 Cactus RIP Curl tem alguns pormenores diferenciadores, como o adesfio da marca de produtos ligados ao surf nos pilares traseiros e no guarda-lamas dianteiro, elementos de proteção da carroçaria à frente e atrás em cinzento alumínio, barras de tejadilho e conchas dos retrovisores em branco, pneus GoodYear Mud & Snow específicos (205/50 R17 89V – Vector 4Seasons), cintos de segurança específicos e frisos dos altifalantes na cor PULP ORANGE, tapetes adicionais «RIP CURL» com pespontos na cor PULP ORANGE.

CitroenCactusRipCurl2

Esta série muito especial está disponível com dois motores – 1.2 PureTech 110 S&S CVM a gasolina e o diesel 1.6 BlueHDi 100 S&S CVM – e preços de 22.007 e 24.607 euros, respetivamente.

O C4 Cactus Rip Curl possui argumentos muito próprios, com uma imagem que não é apenas evocativa do surf, ainda que o nível de equipamento proposta seja enriquecido com elementos de estilo que têm em conta os valores da modalidade que é também um ‘lifestyle’.

A tecnologia não é esquecida, desde a versão SHINE que serve de base à nova versão, com o maior destaque a ir para a estreia do sistema Grip Control, que dota este Citroën de uma motricidade reforçada associada so motores de maior performance da gama, acoplados a uma caixa de velocidades manual.
Logicamente a esta maior motricidade não podia passar sem pneus à altura; os específicos Mud & Snopwn – uma opção incrementada e inteligente para terrenos difíceis.

E como funciona este Grip Control? Trata-se de um controlo de tração evoluído, incorporado no calculador do sistema ESP, que gere o patinamento das rodas dianteiras – possui cinco modos capazes de se adaptar aos diferentes pisos, operáveis através do comando rotativo estrategicamente colocado ao centro do painel de bordo.

CitroenCactusRipCurl4

Um dos modos é denomidado de Standard – utilizável nas estradas normais ou de montanha, autoestradas ou arruamentos dos centros urbanos. O segundo é o Areia – feito para chegar mais perto dos melhores ‘spots’ de surg. Permite beneficiar de uma derrapagem simultânea das duas rodas dianteiras possibilitando a progressão em pisos soltos e limitar os riscos de ‘atascanço’.

Já o modo Todo-o-Terreno é aconselhável para deslocações mais tranquilas em todo o tipo de piso escorregadio. Atual como um diferencial de deslizamento limitado, assegurando o arranque do veículo em condições especiais, transferindo o binário máximo possível para a roda de maior aderência.

Finalmente no modo Neve podemos chegar às melhores estâncias de desportos de inverno – adapta a derrapagame de cada uma das rodas motrizes às condições de aderência encontradas.
O ESP Off serve, como o próprio nome indica, para desativa o sistema de anti-patinamento, ativo até aos 50 km/h.

CitroenCactusRipCurl3

Em destaque

Subir