Apresentações/Novidades

C-Aircross Concept; o novo SUV compacto da Citroën

A Citroën revelou o C-Aircross Concept, um estudo que exprime a nova visão da marca de um SUV compacto, exibindo a singularidade de um design muito peculiar, que sobressai sobretudo pela sua irreverência e frescura cromática,

Este ‘concept vai ser mostrado pela primeira vez no Salão de Genéve, a 7 de março, e propõe-se revolucionar o muito concorrido segmento dos pequenos ‘crossover’

O seu design deste ‘concept’ baseia-se numa morfologia única, que garante, em simultâneo, uma sensação de robustez e energia. Destaca-se logo à primeira vista pelo seu capot curto de posição elevada e pela sua frente robusta, um território artístico inexplorado no altamente normalizado mundo dos SUV.

Através do C-Aircross Concept, as equipas de Estilo da Citroën souberam associar a fluidez das linhas com os atributos de um SUV, numa carroçaria de dimensões compactas – um comprimento de 4,15 metros por 1,74 de largura e 1,63 de altura. Um estilo reforçado por proteções que revestem a parte inferior da carroçaria.

Preparado para a aventura, o C-Aircross Concept dispõe de proteções inferiores à frente e atrás na cor Preto Brilhante, proteções das cavas das rodas astuciosamente camufladas, bem como frisos de proteção laterais na zona inferior.

As luzes diurnas em LED integradas na zona superior da grelha encontram-se, assim, separadas da função principal de iluminação, alojada na parte inferior. A execução da secção dianteira, pura e gráfica, representa também uma forte afirmação de estilo.

O C-Aircross Concept possui uma estrutura acentuada ao nível dos ombros, a qual aloja, em ambos os lados do veículo, as óticas traseiras 3D formadas por 3 anéis luminosos flutuantes, num apontamento extremamente tecnológico.

A estética também beneficia com o formato das janelas de custódia traseiras e no tejadilho. As duas janelas traseiras flutuantes com retroiluminação e grande contraste gráfico foram idealizadas como persianas aerodinâmicas, enquanto o tejadilho é composto por uma superfície panorâmica em vidro que proporciona um incremento das fontes de luz natural para o interior.

O Citroën C-Aircross Concept adota portas com abertura oposta para um melhor acesso ao interior, que se destaca pela funcionalidade e pelo ambiente.

A equipa de designers da Citroën tablier elegante e desimpedido er bancos que parecem suspensos, além dum volante monobraço com comandos intuitivos. O tablier possui uma lâmina ‘head-up vision’ escurecida, que posiciona toda a instrumentação no campo de visão do condutor.

O centro do tablier é dominado por um grande ecrã tátil de 12 polegadas com um grafismo específico, que apresenta diferentes informações de condução e de ‘infotainment’. Na parte inferior, o tablier possui uma grande consola central que se estende aos lugares traseiros e que alberga os indispensáveis e úteis espaços de arrumação, que s multiplicam pelo habitáculo.

Em destaque

Subir