TV

Lembra-se do buraco de 30 metros numa rua do Japão? Foi tapado em dois dias

A 8 de novembro, o aparecimento súbito de um buraco de 30 metros em Fukuoka, no Japão, surpreendeu o mundo. Em dois dias, o problema foi resolvido.

A enorme cratera ocorreu na baixa da quinta maior cidade do país, ao final da tarde do dia 8, provocando o corte no fornecimento de eletricidade, água, gás e serviços de telecomunicações.

Como a estrada foi ‘engolida’, o trânsito nas imediações do cruzamento junto ao enorme buraco foi interrompido.

A circulação ferroviária também ficou condicionada, pois a derrocada ocorreu junto a uma movimentada estação.

No entanto, apenas dois dias depois, estava tudo a funcionar normalmente. À exceção do trânsito, que permaneceu interrompido por mais uns dias (um protocolo de segurança), parecia que nenhum buraco de 30 metros de largura alguma vez lá tivesse surgido.

Numa corrida contra o tempo, os impressionantes trabalhadores nipónicos taparam a cratera com 15 metros de profundidade em menos de 48 horas, permitindo a ligação dos fornecimentos cortados.

Só a circulação rodoviária é que demorou um pouco mais a ser reaberta, mesmo estando as estradas recuperadas: as autoridades deram prioridade à circulação das viaturas de emergência para permitir uma resposta mais eficiente aos habitantes dos prédios afetados.

A causa para a formação súbita do enorme buraco ainda não é conhecida, mas as informações ‘off the record’ apontam para erros na construção de uma linha do metro no local.

Em destaque

Subir