Motores

Brilhante vitória de Filipe Albuquerque nas 4 Horas de Red Bull Ring

Filipe Albuquerque alcançou uma brilhante vitória nas 4 Horas de Red Bull Ring, quarta prova do Campeonato European Le Mans Series, que este domingo se disputou no circuito austríaco. Foi o segundo triunfo do piloto português no ELMS, e um êxito conseguido graças à sua determinação.

Nas últimas voltas Albuquerque viu Leo Roussel, cujo Oreca 07 Gibson era o carro mais rápido em pista, aproximar-se rapidamente, mas defendeu com ‘unhas e dentes’ a sua liderança dos ataques do francês.

Albuquerque, que dividiu o Ligier JSP217 Gibson nº 32 da United Autosports com Wil Owen e Hugo de Sadeleer, deve em grande parte o seu sucesso à estratégia, pois fez a sua última paragem a 18 minutos do final da prova, pouco antes de Leon Roussel fazer o seu ‘pit stop’, numa corrida cuja liderança se jogou entre a equipa do gaulês, a G-Drive, a United Autosports e a SMP Racing, cujo Dallara 217 Gibson viria a terminar na terceira posição, guiado por Enzo Guibbert na fase final da prova.

“Estamos muito contentes. Foi uma vitória de um todo: pilotos, carro e equipa. Tudo funcionou na perfeição. Não podíamos estar mais felizes. Estamos mais perto do primeiro lugar e cientes que temos condições para continuar a discutir o primeiro lugar nas corridas mas sobretudo, o primeiro lugar no Campeonato”, declarou Filipe Albuquerque após a corrida.

Com o triunfo a tripla da United Autosports passou para o segundo lugar do campeonato, a quatro pontos dos líderes quando ainda faltam disputar quatro provas, daí que para Albuquerque e os companheiros este seja um excelente momento.

“São resultados que me enchem de orgulho. Não são, no entanto, resultados individuais, são resultados de todos os pilotos e das equipas com quem trabalho. Espero que este momento se prolongue no tempo e que muitas mais vitórias e pódios se sigam e que culminem com títulos. Seria sem dúvida um ano perfeito. Fica a certeza que vou trabalhar para isso”, promete Filipe Albuquerque.

Classificação final

1º Albuquerque/Owen/De Sadeleer (Ligier JSP217-Gibson) 169 voltas
2º Roussel/Rojas/Minassian (Oreca 07-Gibson) + 4,554s
3º Guibbert/Trouillet/Petit (Oreca 07-Gibson) + 1 volta
4º Bradley/Allen/Yacaman (Oreca 07-Gibson) + 1 volta
5º Isaakyan/Orudzhev (Dallara P217-Gibson) + 2 voltas
6º Berhon/Barthez/Buret (Ligier JSP217-Gibson) + 2 voltas
7º Lammers/Van Eerd (Dallara P217-Gibson) + 4 voltas
8º Fjordbach/Andersson (Dallara P217-Gibson) + 10 voltas
9º Falb/Rayhall (Ligier JSP3-Nissan) + 12 voltas
10º Mondini/Uboldi (Ligier JSP3-Nissan) + 12 voltas

Em destaque

Subir