Mundo

Brexit: Número de cidadãos europeus deportados disparou

Apesar das promessas da primeira-ministra Theresa May em garantir os direitos dos cidadãos europeus aquando da saída da União Europeia, quase 5000 cidadãos foram obrigados a deixar o país. Este é o maior número de deportações de cidadãos europeus a viver no Reino Unido de que há registo.

Depois de o Reino Unido ter dado a vitória ao Brexit no referente de 23 de junho do ano passado, o número de cidadãos europeus deportados pelo Governo britânico disparou 14 por cento nos últimos 12 meses.

Segundo dados avançados pelo jornal The Independent, só nos primeiros três meses do ano verificou-se um aumento de 26 por cento de cidadãos europeus que foram forçados a deixar o país em comparação igual com o período do ano passado.

A primeira ministra, Theresa May, reiterou, em junho deste ano, o compromisso assumido com a União Europeia para proteger os direitos dos cidadãos europeus a residir no Reino Unido. “Os cidadãos da UE são parte integrante do tecido económico, cultural e social do nosso país e sempre é claro que vamos proteger os seus direitos”, afirmou na altura.

Apesar disso, as organizações que trabalham diretamente com os imigrantes dão conta de que a abordagem da primeira ministra não foi aplicada apenas a imigrantes ilegais, mas também a todos os que não tenham residência no país e que estão a ser deportados à força.

Benjamin Morgan, representante do grupo de apoio aos migrantes, North East London Migrant Action, subilha que “a liberdade de circulação no Reino Unido é cada vez mais um privilégio reservado aos ricos”.

Em destaque

Subir