Fórmula 1

Brendon Hartley poderá ficar na Toro Rosso após o GP dos Estados Unidos

Brendon Hartley poderá terminar a temporada de Fórmula 1 com a Toro Rosso, e não apenas substituir Pierre Gasly no Grande Prémio dos Estados Unidos, este fim de semana. O neozelandês, que toma o lugar do francês – a disputar o título de Super Formula no Japão –, poderá substituir Daniil Kvyat após Austin.

Fontes próximas à Red Bull indicam que se Kvyat não convencer na prova deste fim de semana, Hartley poderá assumir o seu lugar.

Brendon Hartley, campeão de Fórmula Renault 2.0 em 2007, foi chamado pela Red Bull face à possibilidade de Gasly se sagrar campeão no Japão, mas depois da estreia na F1 nos Estados Unidos o neozelandês pode ter mais oportunidades de guiar o Toro Rosso nas provas que restam em 2017.

Curiosamente, em Austin, Hartley explicou como surgiu esta oportunidade. Admitiu que, quando soube que a Porsche ia deixar o Campeonato do Mundo de Endurance contactou Helmut Marko, o conselheiro da Red Bull. “Olhe sou um piloto diferente do que era há 10 anos, aprendi bastante, e se alguma vez existir uma oportunidade (na Fórmula 1) eu estou pronto”, contou o piloto dos antípodas.

Hartley diz que na altura Marko não lhe disse nada, mas três meses depois lhe ligou. “Isto aconteceu muito rapidamente Não soube o que se passou antes da imprensa, e foi um turbilhão de acontecimentos antes de aqui chegar”, referiu o neozelandês.

Brendon Hartley admite que agora, aos 27 anos, está muito mais bem preparado do que quando deixou o Red Bull Junior Team: “Penso que na altura não estava preparado. Tive algum sucesso nesse tempo, ganhei o campeonato de Fórmula Renault e tornei-me piloto de reserva. Fiz o meu primeiro teste de F1 aos 18 anos, e apenas não consegui lidar com a pressão. Deixei de desfrutar. Não estava feliz. Era demasiado novo e voei para casa. Digamos que o sonho da Fórmula 1 parou em 2010. Nessa altura encontrei-me com as corridas de resistência e aprendi bastante com essa experiência”.

Em destaque

Subir