Nas Redes

“Bombeiros têm um preço para o silêncio”

Uma carta aberta publicada num site de bombeiros faz uma provocação brutal: “Afinal, parece que temos um preço para o silêncio”. Uma reflexão que surge após a atribuições de 1.2 milhões de euros a 435 associações de bombeiros.

O artigo, que não está assinado, foi divulgado pelo site Vida de Bombeiro, viralizando rapidamente entre os internautas que são ou têm familiares bombeiros. É que não faltam questões que continuam sem resposta.

“Num país em que é conhecida a falta de GNR e PSP nos postos de forma a garantir a segurança dos cidadãos (ficou bem notório nos incêndios florestais a falta dos mesmos até para realizar o corte de estradas), como explicam o desvio de 700 GNR para o combate aos fogos florestais? A GNR passa a ser bombeiros e os bombeiros GNR?”

“Quando se falou em profissionalizar os bombeiros a Liga ia tendo um ataque, era o descalabro, era o fim dos bombeiros”, continua a carta aberta, acrescentando novas perguntas: “Agora que entregam os fogos florestais à GNR, a Liga não tem nada a dizer? Na verdade, para que serve a Liga dos Bombeiros? Quem na realidade os elege e o que fazem em prol dos bombeiros? As verbas que recebem das angariações de fundos realmente chegam aos seus destinos?”

Pelo meio, a mensagem interpela diretamente os soldados da paz: “Bombeiros, está bom assim para vocês? Assistimos na tribuna VIP aos desmoronamento das nossas casas e deixamos tranquilamente que nos levem de uma vez tudo pelo qual demos muito de nós?”

“Afinal temos um preço”, lamenta o autor (não identificado) do texto, com nova provocação: “Sr. ministro lá falou para arrefecer os ânimos dos bombeiros, mais 1.2 milhões para 435 associações. E agora um silêncio no ar…”

Em destaque

Subir