Nas Notícias

Bombeiros estão “ocupadíssimos” e recusam limpar florestas

Jaime Marta Soares garantiu que os bombeiros vão recusar limpar as florestas enquanto tiverem de acorrer a “280 incêndios por dia”. “Estamos ocupadíssimos”, garantiu o presidente da Liga dos Bombeiros (LB).

Numa entrevista à Renascença, o dirigente lembrou que a limpeza da floresta não é “função” dos ‘soldados da paz’, pelo que qualquer apelo dos municípios nesse sentido será de imediato rejeitado.

“Quanto a chamar bombeiros a esta função, lamento ter que dizer que não é possível, até porque os bombeiros já estão ocupadíssimos”, afirmou: “Não se esqueçam que está a haver 280 incêndios por dia”.

Mesmo que tivessem tempo, acrescentou, não têm equipamentos ou sequer formação para essa limpeza.

“Os bombeiros estão altamente empenhados na sua função e a sua função não é limpar florestas. A nossa grande função é de socorro imediato, na emergência”, insistiu Jaime Marte Soares.

As corporações “não têm capacidade, estrutura nem equipamentos” para exercer uma competência que compete ao poder central e, desde este ano, ao poder local.

Em causa está a obrigação dos municípios em limparem a floresta de privados, nos casos (ilícitos) em que estes não o façam até à data limite de 15 de março.

Garantindo que as autarquias não têm meios para tal tarefa, o presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Manuel Machado, admitiu o recurso aos sapadores, bombeiros voluntários e ainda a militares.

“Provavelmente, vamos ter de recorrer a procedimentos complementares, designadamente mobilizando bombeiros voluntários ainda antes da época de incêndios”, afirmou o autarca.

Em destaque

Subir