Nas Notícias

Bombeiros já têm kit para salvar animais em incêndios

Os Bombeiros Voluntários de Matosinhos-Leça são a primeira corporação do país a ter um kit para salvar animais. O equipamento permite dar oxigénio e fazer reanimação a animais, em casos de incêndios ou acidentes de viação.

A partir de agora, em caso de incêndio, os bombeiros da cidade de Matosinhos estão equipados com instrumentos de salvamento de animais, semelhantes aos que são usados nas pessoas.

Um kit doado por uma instituição norte-americana fornece todas as ferramentas aos bombeiros para o cenário de desastre, desde dar oxigénio a fazer reanimação a animais, em casos de incêndios, ou acidentes de viação.

A corporação de Matosinhos-Leça é a única do País com este instrumento, mas pretende-se que outras possam receber as ferramentas semelhantes.

Os bombeiros daquela corporação receberam também formação, para estarem habilitados a usar o equipamento num cenário de emergência, com o animal consciente ou inconsciente.

O sistema já foi testado e com sucesso, numa ocorrência. Mas é agora premente dar um passo para que os animais tenham tratamento adequado também depois de serem socorridos pelos bombeiros.

Os soldados da paz matosinhenses estão empenhados em estabelecer uma parceria com um hospital veterinário, no sentido de ser prestado apoio médico aos animais salvos naqueles cenários de acidente.

Em destaque

Subir