Nas Notícias

Bom fim de semana, mas o calor é de segunda-feira em diante

calor_e_praia

As temperaturas devem rondar entre os 24 e os 30 graus durante o fim de semana, mas o calor só chega a partir de segunda. Não é a tão famosa onda de calor anunciada em Espanha, mas os termómetros podem mesmo aproximar-se dos 40 graus em algumas localidades.

Vem aí um bom fim de semana de verão, mas o calor, aquele tempo abrasador que convida à praia e à piscina, só deve chegar a partir de segunda-feira.

Cristina Simões, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), antecipou à Lusa que os próximos dois dias terão temperaturas máximas entre os 24 e os 30 graus Celsius, começando a subir gradualmente a partir de segunda-feira.

“No sábado vamos ter uma subida das temperaturas máximas, mas nada que se aproxime dos 40 graus do fim de semana anterior e início desta semana. Em Lisboa e Faro, por exemplo, vão atingir os 30 graus e em Évora 36 e Faro 23 graus”, complementou a especialista.

“O início de semana vai ser mais quente, com temperaturas mais elevadas no litoral”, continuou Cristina Simões: “Ao longo da semana espera-se uma subida. As mínimas vão manter-se como estão, na ordem dos 13, 15 graus”.

Apesar do aumento das temperaturas máximas que se adivinha, ainda é cedo para se usar a expressão ‘onda de calor’, de acordo com a meteorologista do IPMA.

“Não temos onda de calor no território do continente. São precisos valores de temperatura máxima acima de um determinado valor para cada estação e durante seis dias”, explicou: “Isso não está a acontecer, nem estamos a prever que isso aconteça”.

“Vamos ver como decorre a próxima semana”, reforçou a especialista, salientando que a situação na Europa, a contas com uma onda de calor, não está a afetar o território de Portugal continental.

“Não nos afeta porque estamos perante uma corrente de oeste que nos traz uma massa de ar mais do Atlântico, mais fresca e húmida, a qual, associada ao vento, faz com que as temperaturas não subam muito”, justificou.

Para Cristina Simões, as temperaturas continuam a estar baixas para um nível que justifique a classificação de onda de calor.

No entanto, de Espanha veio o aviso, anteontem: segundo a agência estatal de meteorologia, a partir de hoje a Península Ibérica vai ser atingida por uma onda de calor “excecional”, justificada mais pela duração do que pelas temperaturas extremas.

“O novo episódio de calor será sentido mais concretamente a partir de domingo, 5 de julho, e estender-se-á por boa parte da próxima semana. As temperaturas superarão muito provavelmente os 40 graus Celsius”, antecipou a agência espanhola.

Em destaque

Subir