Economia

Bolsa de Nova Iorque cai com aumento da tensão comercial

A bolsa de Nova Iorque registava hoje uma descida no começo da sessão, devido à escalada na tensão comercial entre os Estados Unidos e a China.

Às 14:56 (hora de Lisboa), o índice Dow Jones recuava 1,37 por cento para 24.645,42 pontos e o Nasdaq cedia 0,94 por cento para 7.674,32 pontos.

O índice alargado S&P 500 descia 0,71 por cento e estava em 2.754,07 pontos.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou na segunda-feira à noite que vai impor taxas alfandegárias suplementares de 10 por cento sobre importações chinesas que ascendem a 200 mil milhões de dólares, em resposta às represálias chinesas pelas tarifas que tinha imposto.

Em comunicado divulgado pela Casa Branca, Trump argumentou que “foram tomadas medidas suplementares para encorajar a China a mudar as suas práticas injustas e a abrir o seu mercado aos bens norte-americanos”.

Na semana passada, Trump tinha anunciado a imposição de tarifas alfandegárias de 25 por cento sobre importações chinesas que ascendiam a 50 mil milhões de dólares, o que suscitou uma resposta idêntica por parte de Pequim.

A China reagiu hoje considerando que a nova ameaça dos Estados Unidos é “uma chantagem” e advertiu que tomará “medidas enérgicas” em resposta.

Na segunda-feira, a bolsa nova-iorquina encerrou sem uma tendência definida, já afetada pela incerteza nas relações comerciais entre as duas maiores economias mundiais. O Dow Jones perdeu 0,41 por cento e o Nasdaq registou uma ligeira variação positiva de 0,01 por cento.

Em destaque

Subir