Desporto

Bola de Ouro 2011: Messi vence troféu pela terceira vez

messi_bola_ouro_1Avançado do Barcelona deixou mais uma vez para trás Cristiano Ronaldo e o seu colega de equipa Xavi. Na história do futebol, apenas Michel Platini conseguiu fazer o mesmo por três vezes seguidas.

E vão três. Lionel Messi foi considerado mais uma vez o Melhor Jogador do Mundo. Em Zurique (Suíça), esta segunda-feira, o craque argentino venceu mais uma vez a concorrência de Cristiano Ronaldo e Xavi Hernández, seu colega no Barcelona. Com a conquista em 2009, 2010 e agora 2011, o camisola 10 dos catalães torna-se no segundo jogador da história a vencer três vezes seguidas o troféu da FIFA. O primeiro a alcançar este feito foi Michel Platini, atual presidente da UEFA, que venceu o prémio em 1983, 84 e 85.

Na história do futebol, Messi entra também para um leque restrito de jogadores que venceram por três ocasiões este galardão, onde constam Marco Van Basten (1988, 89 e 92), Johan Cruyff (1971, 73 e 74) e Platini (1983, 84 e 85).

Na hora de subir ao palco, o craque argentino quis como é normal partilhar o prémio com os seus colegas de equipa e de seleção: “É uma honra. Partilho este prémio com os meus colegas do Barcelona e da Seleção da Argentina”, afirmou.

Na votação, realizada por jornalistas, treinadores e capitães de seleções, a ‘pulga’ recebeu cerca de 47 por cento dos votos. Cristiano Ronaldo, segundo classificado, recebeu 21 e Xavi, em terceiro, recebeu nove por cento.

Guardiola vence Mourinho

No prémio para Melhor Treinador do Mundo, o vencedor da noite foi Pep Guardiola. O técnico do Barcelona bateu José Mourinho que ficou na terceira de posição, atrás também de Alex Ferguson, do Manchester United.

Em destaque

Subir