Apresentações/Novidades

BMW vai apresentar versão definitiva do X2

O mercado dos SUV e pequenos ‘crossover’ continua a crescer. E agora é a BMW que ‘ataca’ com a proposta X2, apresentado pela marca em 2016 como um ‘concept car’, mas que deverá surgir no próximo Salão de Frankfurt já na sua versão definitiva.

A BMW propõe linhas que já conhecemos de recentes lançamentos da marca, nomeadamente de modelos de turismo e o mistura com uma modularidade que se aproxima dos já conhecidos X1 e X3.

Pelo que se pôde perceber tem um perfil que o aproxima mais de um ‘hatchback’ do que um SUV convencional, mas para o segmento onde se vai inserir deverá apelar bastante ao aspeto prático da sua utilização. A sua maior proximidade ao solo não o faz talhado para aventuras fora de estrada.

Assim sendo podemos considerar que o X2 se aproxima mais de um turismo do que de um SUV, contribuindo para tal o recurso à mesma plataforma UKL1 usada no X1, nos Mini, no monovolume Série 2 Active Tourer e no Grand Tourer. Além disso terá tração dianteira, que o faz afastar um pouco do BMW tradicional, e também integral.

Embora a marca de Munique não o tenha anunciado oficialmente, o X2 deverá utilizar motores e transmissões já vistas no X1, como são os blocos de três e quatro cilindros gasolina e diesel de 1,5 litros. Mais tarde deverão surgir propulsores mais musculados, nomeadamente para as versões com a desportiva sigla M, fala-se num bloco com 300 cv de potência.

Também estará na calha uma variante ‘fuel cell’, de um BMW que será produzido na mesma fábrica (Regensburg) é que é produzido o X1, sendo a sua apresentação em Frankfurt uma das atrações do stand da marca, a par com o novo topo de gama nos SUV, o X7.

Em destaque

Subir