TV

Bitcoin: ‘Suspeito’ australiano assume ser o criador Nakamoto

Já se sabia, mas o próprio continuava a negar. Após vários anos a mentir para evitar problemas com autoridades, o australiano Craig Wright assumiu ser o verdadeiro Satoshi Nakamoto, o avatar do criador da moeda virtual Bitcoin. “Só quero que me deixem em paz”, diz o empresário.

Tantas vezes vai o cântaro à fonte que um dia Craig Wright deixa lá a asa. Apontado desde há vários anos como sendo a pessoal ‘real’ por detrás de Satoshi Nakamoto, o nome pelo qual era ‘conhecido’ o criador da Bitcoin, o australiano de 44 assumiu, finalmente, a verdadeira identidade.

“Algumas pessoas vão acreditar, outras não. Para dizer a verdade, isso nem me importa”, começou por afirmar o empresário australiano, numa entrevista à BBC, quando confrontado se era ele o autor da moeda virtual: “Fiz o principal, embora outros me tenham ajudado”.

Quanto ao avatar, Craig Wright explicou que não teve a possibilidade de decidir ser o Satoshi Nakamoto: “Eu não escolhi, outros o fizeram por mim. Tornaram a vida difícil não para mim, mas para os meus amigos, a minha família e a minha equipa”.

Na mesma entrevista, o australiano garantiu que apenas quer ficar sossegado, depois de vários anos a tentar evitar que as autoridades de vários países o identificassem como responsável por uma moeda ilegal: “Eu quero trabalhar, quero continuar a fazer o que eu quero fazer. Eu não quero dinheiro, nem quero fama, nem adoração. Eu só quero que me deixem em paz”.

De acordo com os sites da especialidade, Satoshi Nakamoto (ou Craig Wright) tem uma fortuna de 1,1 milhões de bitcoins, o equivalente a quase 400 milhões de euros.

https://www.youtube.com/watch?v=Z0DXqEYi4mg

Em destaque

Subir