Economia

Bitcoin despenha-se após atingir valor recorde

A bitcoin valorizou acima dos 11 mil dólares e… a bolha rebentou. Em menos de 24 horas, a moeda virtual atingiu o máximo histórico e a seguir despenhou-se, valendo agora cerca de 9700 dólares.

É o mais recente capítulo num caso polémico desde o início. É que, apesar de não ser reconhecida pelas autoridades, a bitcoin é uma moeda cada vez mais corrente, apesar de ser… virtual.

Há várias semanas que a bitcoin vinha a valorizar, tendo feito soar os alarmes quando passou a barreira dos 10 mil dólares. Estaríamos na presença de uma bolha?

A resposta não demorou 24 horas. A euforia com o máximo histórico, de 11.377 dólares, deu lugar à preocupação, com muitos investidores a preferirem jogar pelo seguro.

Em 24 horas, o valor da bitcoin despenhou-se. Após passar os 11 mil dólares, desvalorizou até valer, agora, cerca de 9700 dólares.

Para uma moeda, corrente ou virtual, são variações brutais. E uma montanha-russa de emoções para os investidores, cada vez mais duvidosos do sucesso da bitcoin ou da iminência de estarem a meter o dinheiro numa bolha.

E uma das razões para estas variações é exatamente a principal crítica das autoridades financeiras mundiais: a bitcoin não está correspondida com nenhuma moeda, apesar da valorização ser feita em dólares.

Quando o dólar sobe, há pelo menos uma outra moeda que desce: pode ser o euro, o rublo ou o iene. No caso da bitcoin, não há uma correlação nem com o dólar, nem com qualquer outra moeda oficial.

Em destaque

Subir