Desporto

Benfica: Conselho de Arbitragem culpa vídeo-árbitro pela não expulsão de Eliseu

Eliseu devia ter sido expulso por conduta violenta, no jogo com o Belenenses. O Conselho de Arbitragem (CA) admite que o árbitro Rui Costa errou ao não mostrar o cartão vermelho ao defesa do Benfica e culpa também Vasco Santos, que estava como vídeo-árbitro, por não avisar o colega para esse lance.

Em causa a entrada de Eliseu sobre Diogo Viana, aos 60 minutos da partida. O defesa do Benfica não foi expulso por conduta violenta e os responsáveis do CA confirmaram ter sido um erro grosseiro de Rui Costa.

Fontelas Gomes, presidente do CA, e o ‘vice’ João Ferreira consideram ainda que o erro foi repetido por Vasco Santos, que na função de vídeo-árbitro deveria ter alertado Rui Costa para a entrada deliberada e violenta cometida por Eliseu.

Na Cidade do Futebol, em Oeiras, onde participavam numa iniciativa do CA para sensibilizar os comentadores televisivos, os dois responsáveis do CA salientaram que um lance para cartão vermelho é um dos quatro casos em que o vídeo-árbitro pode e deve recomendar ao árbitro principal que analise as imagens.

Os outros três lances, acrescentarem, são de golo, de identidades trocadas e de grande penalidade.

Mesmo admitindo o erro grosseiro de Rui Costa ao não expulsar Eliseu, Fontelas Gomes e João Ferreira afirmaram que o vídeo-árbitro tem tido uma “boa aceitação” pelos jogadores. O sucesso da iniciativa tecnológica, argumentaram, está provado por registo de “menos ações disciplinares”, como… a amostragem de cartão vermelho.

No canal do YouTube, o antigo árbitro Duarte Gomes refere argumentos semelhantes: o defesa do Benfica fez “falta grosseira”, passível de vermelho direto.

“Entra a dois pés, com a sola à mostra, e acerta claramente no adversário, causando grande perigo à integridade física”, explicou Duarte Gomes, afirmando que o vídeo-árbitro “devia ter alertado o colega para repor o jogo em conformidade”, expulsando Eliseu. Veja o vídeo:

Em destaque

Subir