Ciência

Bebé nasce ‘grávido’ do irmão gémeo, um parasita raro na história da Medicina

Uma mãe deu à luz, na Índia, um bebé que trazia no estômago aquele que era o irmão gémeo. Num caso extremamente raro (há menos de 200 registados) de ‘fetus in feto’, o bebé nasceu carregando no interior um feto malformado de sete centímetros e 150 gramas.

O caso está a surpreender a comunidade médica, pois o número de casos de ‘bebé parasita’ registados não chega aos 200.

“Este caso acontece quando os gémeos monozigóticos partilham a mesma placenta e um desenvolve-se em redor do outro, açambarcando toda a nutrição”, explicou o ginecologista Neena Nichlani, citado pela imprensa indiana.

“Pode ocorrer no crânio, no abdómen ou no cóccix. Por vezes, conduz à morte do hospedeiro, porque ambos são nutridos pelo mesmo cordão”, acrescentou o especialista: “Este bebé parasita vivia atrás do estômago, roubando nutrientes ao hospedeiro”.

Este bebé parasita, uma massa malformada do que seria o gémeo do bebé que nasceu completamente saudável, tinha cérebro, um braço e ambas as pernas.

Este raríssimo caso clínico foi detetado pelo radiologista Bhavna Thorat, durante uma análise de rotina ao recém-nascido: “Consegui ver os ossos de membros superiores e inferiores de um feto, mas o que me chamou a atenção foi uma cabeça minúscula com um cérebro no interior. No entanto, este bebé parasita não tinha caveira”.

O recém-nascido foi operado, para remoção da massa parasita, e está bem de saúde, tal como a mãe, uma jovem de 19 anos.

Em destaque

Subir