PT Animal

Beba duas cervejas artesanais e ajude o lobo ibérico

lobo iberico prado

Duas cervejeiras portuguesas vão unir-se num brinde ao lobo ibérico. Amanhã, em Lisboa, o restaurante Fábulas acolhe um evento cuja receita vai reverter para o Grupo Lobo.

Na luta pelo título de melhor cerveja artesanal portuguesa há dois candidatos, a Mean Sardine Brewery e a Passarola Brewing, que partilham uma paixão: a proteção do lobo ibérico.

Amanhã, no restaurante Fábulas, no Chiado (Lisboa), cada uma destas empresas vai apresentar uma receita que possa ser classificada como o famoso predador da península Ibérica: em vias de extinção.

“Na Austrália, as pessoas têm uma forte ligação à terra e à sua maravilhosa vida selvagem. Eu nunca tinha ouvido falar do lobo ibérico e certamente não sabia que estava em perigo de extinção”, revelou Robert Klacek, o australiano responsável pela Passarola Brewing.

Foi em Lisboa, onde agora vive, que Klacek ficou a conhecer o trabalho do Grupo Lobo: “As pessoas eram tão apaixonadas pelo lobo e eu queria fazer algo para ajudar também”.

Foi assim que a Passarola Brewing desafiou a Mean Sardine Brewery, a cervejeira de Mafra (onde se localiza o Centro de Recuperação do Lobo Ibérico), para um duelo com um vencedor antecipado (o lobo).

“Nós esforçamo-nos para apoiar a nossa comunidade local, tanto quanto podemos”, justificou o responsável da Mean Sardine, Rolim Carmo.

“Esta colaboração é importante para nós. Estamos a ajudar um animal em perigo e a ajudar a ressuscitar um estilo de cerveja, tudo ao mesmo tempo. Estamo-nos também a divertir e fazer cerveja com os nossos amigos da Passarola”, acrescentou.

Curiosamente, ambas as cervejeiras estão a tentar recuperar um método artesanal, salvo da extinção por especialistas polacos: afinal, a Grodziskie é uma cerveja feita a partir do trigo fumado típico da Polónia.

André Pintado, diretor da Passarola, descreve este tipo de cerveja como clara, muito refrescante e com um aroma e sabor fumado e delicado.

“O aroma fumado vem do malte de trigo que é fumado sobre madeira de carvalho. Ele equilibra a ligeira acidez da cerveja, e o corpo suave desta cerveja fabricada com quase 100 por cento de malte de trigo é delicioso”, pormenorizou.

Amanhã, no restaurante Fábulas, os mestres das duas cervejeiras vão defrontar-se para ajudar o lobo ibérico e para (re)criar a melhor Grodziskie portuguesa.

“O nosso objetivo é chegar no mínimo aos mil euros com os ingressos do evento, mas nós estamos a apontar para o custo de adoção vitalícia do Grupo Lobo, que é de 2000 euros, através de doações adicionais, rifas e leilões durante essa noite “, acrescentou André Pintado.

Em destaque

Subir