Economia

BdP: Portugueses guardam fortuna em escudos correspondente a 163 milhões de euros

escudosO euro chegou há mais de dez anos, mas está longe de despojar o escudo das mãos de muitos portugueses. Segundo dados do Banco de Portugal (BdP), há uma fortuna perdida sob a forma de escudo, estimada em cerca de 163 milhões de euros. Cerca de 99 por cento são moedas e estão à venda na Internet.

Banco de Portugal revela que os portugueses guardam 163 milhões de euros em moeda antiga, o que corresponde a quase 33 mil milhões de escudos.

A esmagadora maioria – 99 por cento do total – trata-se de moedas, cuja troca por euros, no BdP, deixou de ser possível desde 2002. Até esse ano, foram recolhidos cerca de 701 milhões de escudos em moeda.

Estas raridades (ou talvez não) encontram-se com facilidade e estão à venda na Internet, em sites de leilões, por exemplo. Um lote de 50 moedas de um escudo pode custar cerca de 15 euros, numa conversão que tem em conta a antiguidade.

Em notas, cuja troca está em vigor até 2022, existem nas mãos dos portugueses 183 mil euros. Estes dados surgem numa altura em que se fala diariamente de um cenário de abandono de Portugal da moeda única.

Todas as notas que foram recolhidas pelo Banco de Portugal acabaram destruídas, enquanto as moedas de escudo foram entregues à Casa da Moeda. Antes, porém, o dinheiro é sujeito a uma análise que garante a sua autenticidade.

Mais partilhadas da semana

Subir