Nas Notícias

Barreto Xavier sobre jantar no Panteão: “Só por uma questão de cobardia política é que o Governo não assume”

O ex-secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, comentou a recente polémica em torno do jantar da Web Summit no Panetão Nacional dizendo que “só por uma questão de cobardia política é que o Governo não assume que tomou a decisão” de autorizar a realização daquele evento privado.

A reação de Barreto Xavier surge depois da consideração “ofensiva” e “absolutamente indigna” de António Costa sobre o evento, prometendo alterar o despacho que permite este tipo de festividades.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, achou “óbvia” e “muito sensata” a decisão de Costa, mas Barreto Xavier defende, em declarações ao Observador, que esta é uma “fuga para a frente perante uma decisão errada e lamentável” do Governo.

O ex-secretário de Estado relembra também que o despacho em questão, número 8356/2014, foi criado “porque até à data não existia disciplina de utilização dos espaços culturais”, e que a hipótese de um evento não ser autorizado por ir contra a “dignididade” do espaço já estava contemplada.

“A decisão não foi tomada em 2014, foi tomada em 2017”, sublinhou.

Jorge Barreto Xavier acusa, desta forma, o Governo de encontrar “sempre uma maneira de dizer que não foi bem assim”, quando deveria “assumir a responsabilidade por decisões tomadas”.

Em declarações à TSF, o ex-governante refere que “teria sido possível ao Governo, se assim o quisesse, não autorizar a utilização [do Panteão Nacional]”, mas que é imperativo “assumir claramente que o atual Governo aceitou e autorizou a utilização do Panteão Nacional para o jantar do Web Summit”.

A finalizar, Barreto Xavier afirma que a “utilização dos espaços dependem de avaliações caso a caso”, e que neste caso concreto foi “completamente desadequado”.

 

 

Em destaque

Subir