Nas Notícias

Barragem de Fagilde já tem água e Câmara suspende abastecimento

A Câmara de Viseu vai suspender, a partir de amanhã, a operação de transporte de água em camiões-cisterna para abastecimento do concelho, uma vez que as chuvas recentes permitiram um aumento dos níveis de água na barragem de Fagilde.

Os caudais dos rios Coja e Dão recuperaram para os 7000 metros cúbicos de água, permitindo a recuperação do armazenamento de água na barragem de Fagilde, que abastece os concelhos de Viseu, Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo.

“Temos um caudal que nos permite satisfazer a necessidade diária de água para Viseu e os concelhos à volta”, salientou o presidente da Câmara, Almeida Henriques.

“Face a esta situação, achamos que não faz sentido manter essa operação”, acrescentou o autarca: “Se chegarmos a um momento em que voltemos outra vez a estar a gastar mais água do que a capacidade do caudal, podemos ter necessidade de reactivar a operação”.

Graças às chuvas dos últimos dias, deixou de fazer sentido “gastar 20 mil euros por dia quando, neste momento, o caudal dos rios é superior às necessidades” de consumo da região, complementou Almeida Henriques.

A Câmara de Viseu já gastou mais de 600 mil euros com a operação de transporte de água, tendo recebido 175 mil euros do Fundo Ambiental. “Falta cobrir 425 mil euros”, lembrou o autarca.

Em destaque

Subir