Mundo

Banco de Moçambique demite comissão liquidatária do Nosso Banco

O Banco de Moçambique anunciou hoje, em comunicado, a demissão da comissão liquidatária do Nosso Banco, instituição que em 2016 foi impedida de continuar a atividade.

“Em resultado do incumprimento das obrigações decorrentes da lei (…), o Banco de Moçambique comunica a demissão da comissão liquidatária”, refere o banco central.

O comunicado não adianta mais detalhes.

A Lusa procurou esclarecimentos junto da administração do banco central e dos respetivos serviços de comunicação, mas ninguém deu informação adicional.

O documento recorda que o Banco de Moçambique determinou a liquidação do Nosso Banco, detido pelo Instituto Nacional de Segurança Social, a 11 de novembro de 2016, designando a Deloitte & Touche (Moçambique) como presidente da comissão liquidatária.

Na altura, o banco central referiu que “não foi possível a recuperação da situação financeira e prudencial deficitária” da instituição, incapaz de cumprir um plano de reestruturação delineado em 2014, “pondo em risco os interesses dos depositantes e demais credores, bem como o normal funcionamento do sistema bancário”.

Em destaque

Subir