Nas Notícias

“Baleia Azul”: Primeiro caso registado em Portugal

novo jogo online está a causar preocupações em todo o mundo, por incentivar ao suicídio. “Baleia Azul” já chegou a Portugal, após uma jovem de 18 anos se ter atirado de um viaduto no Algarve.

Uma rapariga de nacionalidade ucraniana estava junto à linha férrea do Algarve, em Albufeira, quando pelas 2h00 da madrugada alguém a ouviu a gritar por ajuda, segundo avançou a TVI.

A jovem apresentava ferimentos na cara e foi transportada para o Hospital de Faro, tendo sido internada em estado grave. Apesar de ainda estar na unidade hospitalar, já está em estado estável.

Quando os bombeiros chegaram ao local, repararam que a vítima tinha a palavra “sim” escrita numa das pernas com uma navalha. Esta seria apenas uma das etapas deste jogo mortal, relembrando que são 50 níveis, pelo que a última é o suicídio.

O psiquiatra Vitor Cotovio refere que este assunto é sensível, pelo que é necessário tratá-lo de forma cautelosa.

“É evidente que nós temos obrigação de falar disto. É evidente que temos de ser sensatos, serenos e lúcidos a falar de um tema que tem este risco tão grande como é este de levar as pessoas a atentar contra elas próprias. Há um desafio até da Comunicação Social: como é que, ao mesmo tempo, cumpre uma função pedagógica, da qual não se deve demitir, mas o faz de forma a que o chamado efeito de contágio não seja catalizado. Essa sensibilidade é fundamental”, afirmou.

A “Baleia Azul” é a grande responsável pelo elevado número de mortes de adolescentes no Brasil, onde o jogo está a ganhar cada vez mais adeptos. Mas não só, há casos registados na Rússia, na França, na Ucrânia, na Roménia e em Espanha. Agora, ao que parece, o jogo suicida já penetrou as fronteiras portuguesas.

Em destaque

Subir