Mundo

Aviões militares dos EUA, Coreia do Sul e Japão em exercícios junto à Coreia do Norte

Três países provocaram a Coreia do Norte no dia do 72.º aniversário da fundação do Partido dos Trabalhadores. Bombardeiros e caças de Coreia do Sul, EUA e Japão realizaram exercícios militares noturnos ao largo da península da Coreia.

As Forças Aéreas do Pacífico (PACAF) dos EUA revelaram que até foi realizado um simulacro de disparo, numa demonstração de força perante a Coreia do Norte, o que pode agravar (ainda mais) a tensão na região.

“Voar e treinar durante a noite com os nossos aliados de forma segura e eficaz é uma importante capacidade partilhada entre os Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul e melhora a destreza tática dos aviadores de cada nação”, justificou um responsável do Centro de Operações Aéreas norte-613 (dos EUA), Patrick Applegate.

Nesses exercícios, dois bombardeiros estratégicos B-1B dos EUA foram acompanhados por quatro caças F-15K, dois da Coreia do Sul e os outros dois do Japão.

“Esta é uma clara demonstração da nossa capacidade para realizar operações sem interrupções com todos os nossos aliados em qualquer altura e em qualquer lugar”, gabou Patrick Applegate.

Foi a retaliação mais significativa, do ponto de vista militar, de Coreia do Sul, EUA e Japão face à Coreia do Norte, na sequência de uma crescente troca de retórica bélica entre Kim Jong-un e a coligação liderada pelos norte-americanos.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=AS1B2HMO4M7M

 

Em destaque

Subir