Mundo

Avião levanta voo em 2018 e aterra em 2017

O ano ainda agora está a começar e já tem uma das histórias mais curiosas. Um voo levantou voo em 2018 e aterrou em… 2017. A explicação é simples e tem que ver com os diferentes fusos horários no Mundo. Mas não só.

O voo 446 da Hawaiian Airlines teve um atraso de dez minutos na hora de partida de Auckland, na Nova Zelândia, e, por isso, já descolou em 2018.

A aterragem deu-se em Honolulu, no Havai, às 10h00 de 31 de dezembro.

Nova Zelândia e Havai têm uma diferença de 23 horas, no fuso horário, que explica esta curiosidade mas também o referido atraso na descolagem.

Deste modo, e de forma curiosa, apenas, fez-se uma espécie de viagem no tempo, numa história que conquistou a curiosidade dos cibernautas.

A verdade, porém, é que episódios como não são tão raros quanto parece. Desde que o primeiro e o último países do mundo entram no novo ano, diversas viagens são feitas por fusos horários diferentes.

No interior de Portugal, por exemplo, junto à fronteira com Espanha, é possível ‘viajar no tempo’, desde que se esteja em solo espanhol a partir das 00h01 locais, num qualquer dia 1 de janeiro, entrando em solo luso pouco tempo depois, necessariamente no ano anterior.

Em destaque

Subir