Mundo

Autora do tiroteio na sede do YouTube estava zangada com a plataforma de vídeos

A mulher responsável por um tiroteio na sede do YouTube, nesta terça-feira, já foi identificada. Nasim Aghdam, de 39 anos, feriu três pessoas e cometeu suicídio. Trata-se de uma ativista pelos direitos dos animais que estava “zangada” com a plataforma de vídeos da Google, acusando os seus responsáveis de a discriminarem e de lhe retirarem ganhos em publicidade.

Está identificada a autora do tiroteio na sede do YouTube, que ocorreu em San Bruno, na Califórnia (EUA). Trata-se de Nasim Aghdam, uma youtuber que acusava os gestores da plataforma de “discriminação”.

Em diversos vídeos, Nasim Aghdam defendia os animais, tornando-se numa ativista daquela causa.

Porém, mais recentemente, estava revoltada com os funcionários do YouTube, acusando-os de filtrar os seus vídeos, para que não fossem vistos.

Por outro lado, alegava que não obtinha receita da publicidade que as visualizações deveriam gerar. Num dos exemplos que divulgou, tinha um vídeo com 300 mil visualizações que terão gerado apenas 10 cêntimos de dólar de receita.

Segundo o pai de Nasim, Ismail Aghdam, o YouTube terá deixado de pagar pela publicidade exibida nos vídeos desta youtuber.

“Crescer no YouTube não está nas tuas mãos. Está nas mãos de quem controla o teu canal”, acusava, em registos divulgados na plataforma.

Nos últimos dias Nasim dava sinais de problemas emocionais. O pai apresentou uma denúncia na polícia, dizendo que a filha estava desaparecida. Viria a ser encontrada a dormir num carro.

As autoridades estão a investigar as motivações desta mulher, mas tudo indica que se trata de uma retaliação.

A conta de Nasim Aghdam foi entretanto apagada.

Veja o vídeo:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=RORW5K4XROO1

Em destaque

Subir