Mundo

Autor dos disparos em Itália foi candidato de extrema-direita

O autor dos disparos em dois pontos da cidade italiana de Macerata, neste sábado de manhã, será Luca Traini, de 28 anos, com ligações a um partido de extrema-direita. No momento da detenção, o suspeito fez saudação romana ao passar pelo monumento dos mortos.

Ao final desta manhã de sábado, um carro que circulava pelas ruas de Macerata, em Itália, abriu fogo sobre vários peões, tendo ferido pelo menos sete feridos.

De acordo com a imprensa local, o atirador terá agido por questões raciais, tendo disparado apenas sobre pessoas de cor.

O jornal italiano Corrielo della Sera adianta que o suspeito se trata de Luca Traini, detido envolvo numa bandeira italiana e tendo feito a saudação associada a movimentos fascistas de extrema-direita ao passar pelo Monumento dos Mortos da guerra.

Traini foi candidato ao município de Corridonia pelo partido de extrema-direita italiana Liga Norte, de Matteo Salvini, que entretanto reagiu às notícias.

“Qualquer um que dispare é um deliquente, independentemente da cor de pele”, afirmou. “A imigração está fora de controlo, uma invasão organizada, desejada e financiada como a que se verificou nos últimos anos leva a confrontos sociais”, continuou.

A palavras de Salvini não caíram bem na população italiana, com o líder do partido a ser apontado como o principal responsável pelo ataque pelo jornalista Roberto Saviano.

Os feridos do incidente são descritos pela imprensa italiana como “imigrantes de origem africana”, uma situação que ganha repercussão depois de, há alguns dias, ter sido encontrado um corpo desmembrado de uma jovem toxicodependente de 18 anos em Macerata.

O suspeito do crime é um imigrante nigeriano.

Em destaque

Subir