Economia

Autoeuropa retoma hoje negociações com trabalhadores

A Autoeuropa retoma hoje as negociações com  os trabalhadores, depois de imposto o novo horário de trabalho para o primeiro semestre de 2018.

A retoma das negociações surge após uma intervenção do Ministério do Trabalho. Vieira da Silva e dois secretários de Estado reuniram, durante o fim de semana, com representantes da administração e dos trabalhadores.

A Autoeuropa decidiu avançar para o novo horário de produção, que inclui 17 turnos semanais e começa a vigorar no final de janeiro, depois dos trabalhadores terem recusado os dois pré-acordos negociados por duas comissões de trabalhadores.

A empresa anunciou o pagamento dos sábados a 100 por cento, equivalente ao pagamento como trabalho extraordinário, e anunciou um bónus de 25 por cento se forem cumpridos os objetivos de produção trimestrais.

Só que os trabalhadores recusaram por duas vezes o novo modelo de horário, por entender que o alargamento da produção a todos os sábados acarreta “condições mais desfavoráveis”.

O novo horário será válido até agosto de 2018, com a Autoeuropa a ter de retomar as negociações com a comissão de trabalhadores para definir o modelo que vigorará depois.

Da parte do Governo, saiu a promessa de “acompanhar” o evoluir da situação.

Em destaque

Subir