Nas Notícias

“A Auto-Regulação é um sistema que indubitavelmente funciona”

“Em resposta ao artigo “Estudo: Jovens expostos a publicidades de álcool mais propensos a beber”, e na parte que diz respeito à afirmação de que a Auto-Regulação não funciona, a Auto-Regulação Publicitária-ICAP prestar os seguintes esclarecimento.

1- A Auto-Regulação Publicitária-ICAP é um organismo reconhecido internacionalmente e tido como exemplar a nível mundial

2- Esta entidade, faz anos que tem procedido a uma triagem ético-legal da publicidade dos sectores das cervejas, vinhos e espirituosas nos mais diversos suportes;

3- A referida triagem é feita pelos Para-Órgãos do ICAP, que se pautam pela independência e imparcialidade e cujos membros que os compõem são de reconhecida experiência e qualidade técnica;

4- Sem prejuízo, a Auto-Regulação Publicitária-ICAP procedeu à elaboração de relatórios anuais e semestrais exaustivos sobre o conteúdo da publicidade a bebidas alcoólicas e que concluem que a comunicação ronda os 100% de licitude.

5- Uma publicidade de conteúdo ético-legal e que expurga, portanto, eventuais vícios, incluindo o apelo desadequado, jamais poderá ter um impacto nocivo junto dos destinatários/consumidores.

6- Acresce que a Auto-Regulação Publicitária-ICAP tem um Protocolo com o SICAD, entidade esta que tem tecido rasgados elogios à autorregulação, nomeadamente quanto à sua abrangência e eficácia.

7- O artigo veiculado traduz, pois, um profundo desconhecimento da realidade.

8- A Auto-Regulação é um sistema que indubitavelmente funciona e que mais se adequa à defesa dos direitos e interesses dos consumidores e da Indústria!”

Nuno Pinto de Magalhães (Presidente da ARP-ICAP)

Em destaque

Subir