Nas Notícias

Autarca critica proibição de abate de animais: “O nosso canil não vai ser elástico”

O presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, criticou a legislação que impede o abate de animais. Para o autarca, o novo quadro legal é insensato. “O nosso canil não vai ser elástico”, assinala, citado pelo Jornal de Notícias.

Uma polémica declaração de Ribau Esteves, nesta quarta-feira, quando confrontado com o canil intermunicipal, numa reunião da Câmara, promete reações de associações de defesa de animais.

O autarca do PSD alegou que a nova lei que proíbe o abate de animais é “insensata” e que não vai resolver o problema, uma vez que o canil da Câmara Municipal de Aveiro “não vai ser elástico e a produção de cães vadios é muito alta”.

Para Ribau Esteves, acabar com o abate não resolve o problema. O presidente do município sugere que os deputados de esquerda aprovaram o diploma para agradar às massas, sem se recordarem de que um animal poderá ter de ficar num canil durante mais de uma década, com os custos a serem imputados aos municípios.

O assunto surgiu na agenda política depois de Ribau Esteves (que acumula o cargo de presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro) ter anunciado a criação de um projeto para um canil intermunicipal.

Esse projeto está em curso e já há localização definida. O autarca do PSD envia um recado aos eleitos socialistas.

“Aproveito para pedir a influência do PS junto do Governo para reverter o absurdo da legislação que custa muito dinheiro e não permite dimensionar o canil com qualidade”, afirmou Ribau Esteves, numa declaração reproduzida pelo Jornal de Notícias.

Em destaque

Subir