Mundo

Austrália: Jovem de 14 anos comete fraude na Internet e ganha 145 mil euros

ebay_1Caso aconteceu há quatro anos e agora a mãe pretende processar quatro dos maiores bancos australianos, por má conduta profissional. As instituições permitiram ao jovem abrir contas com documentos falsos.

Comecemos pelo início. Em 2007, um rapaz de 14 anos, na altura, conseguiu levar avante uma fraude a partir do eBay, conhecido site norte-americano de vendas pela Internet. A ‘jogada’ era simples. O rapaz vendia produtos que não existiam, a preços bastante abaixo do normal. No entanto, para o conseguir fazer necessitava de contas bancárias, algo que foi fácil abrir. O adolescente utilizou documentos falsos para proceder à abertura das contas. Depois, foi só colocar produtos fictícios à venda e começar a ganhar dinheiro.

Com os cerca de 145 mil euros ganhos, começou a gastar a quantia em roupa e em saídas com os amigos. Passado algum tempo, foi apanhado e detido pela polícia autraliana tendo sido enviado para uma casa de correção.

Agora, a sua mãe pretende processar precisamente os bancos que permitiram a criação das contas bancárias por um menor. Ao todo são quatro as instituições onde o adolescente conseguiu abrir conta, Commonwealth, ANZ, Westpac e NAB.

Na altura, a progenitora apercebeu-se da fraude e terá tentado a todo o custo provar às instituições bancárias que a pessoa em causa era um menor de idade. Contudo, os bancos afirmavam não poder fazer nada devido à proteção de privacidade dos seus clientes.

Mais partilhadas da semana

Subir