Nas Notícias

Aumentam queixas com compras online

As queixas relativas a compras online estão a aumentar, de acordo com dados da Deco. A defesa do consumidor recebeu, em média, quatro queixas por dia no seu portal, em 2017.

Se, em 2016, a Deco tinha recebido 3.615 reclamações, no último ano o número subiu para 8.538 reclamações.

Este “número crescente” poderá estar diretamente relacionado com “a aquisição de bens online ser cada vez mais uma prática reiterada entre os consumidores”.

Segundo a Deco à agência Lusa, trata-se de um “aumento de 136 por cento face a 2016” e, entre as queixas mais notadas, estão a “não entrega dos bens encomendados e pagos” ou “entregas muito atrasadas”.

Além disso entre as reclamações, a Deco nota que os consumidores reportam “dificuldades em acionar a garantia do produto”.

Entre os produtos que mais queixas têm estão artigos tecnológicos, da televisão e eletrodomésticos com quase metada das queixas – 45 por cento.

Uma outra grande ‘fatia’ das queixas, 20 por cento, estão relacionadas com viagens, turismo e lazer.

Vestuário e bijuterias representam sete por cento das queixas, sendo que a Deco nota ainda queixas também em classificados, supermercados online, produtos para animais, livros e apostas online.

A Deco deixa como conselho que os consumidores verifiquem sempre se fazem compras em sites fidedignos ou sites de lojas oficiais, por exemplo, e alerta para a necessidade de se guardarem os comprovativos de encomenda.

Em destaque

Subir