Nas Notícias

Audiências: E o vencedor do debate foi… a novela da noite

Televisao_TV_Audiencia_900

O único debate televisivo entre Passos Coelho e António Costa registou uma audiência recorde (3,3 milhões de telespectadores), no somatório dos três canais que o transmitiram. E as telenovelas?

Os portugueses preferiram a ficção das novelas à realidade da política nacional.

RTP, SIC e TVI uniram-se na transmissão do debate televisivo de ontem, que colocou Passos Coelho e Antóno em confronto de ideias. Nesse sentido, o programa registou uma audiência histórica: 3,3 milhões, mais do dobro do registado em 2011, quando Sócrates e Passos debateram.

No entanto, os números das audiências mostram que as telenovelas transmitidas ontem tiveram mais telespectadores do que o frente a frente com o presidente do PSD e primeiro-ministro e o secretário-geral do PS.

Desmontando aqueles 3,3 milhões, assinala-se que houve um empate entre SIC e a TVI, com 1,240 e 1,237 milhões, respetivamente. A RTP ficou-se pelos 822 mil telespectadores.

E porque é que o canal público tem menos audiência do que a concorrência, tendo a mesma programação em antena? Precisamente porque os portugueses que viam televisão àquela hora estariam a aguardar pelas telenovelas.

Nas audiências individuais de cada canal, os números dizem que os dois episódios de ‘Mar Salgado’, da SIC, foram os programas mais vistos. Cada episódio registou 1,439 milhões de pessoais, mais do que o debate emitido na SIC.

O pódio dos mais vistos é a telenovela ‘Coração d’Ouro’, da TVI, com 1,429 milhões. ‘A Única Mulher’, da TVI, segue-se nesta tabela e regista 1,268 milhões de telespectadores.

Assim, em termos de audiências, a pergunta mais vezes feita na noite desta quarta-feira – “quem ganhou o debate?” – só tem uma resposta: as telenovelas.

Em destaque

Subir