Motores

Audi retira-se do WEC no final da temporada

Audi R18 e-tron quattro #7 (Audi Sport Team Joest), Marcel Fässler, André Lotterer, Benoît Tréluyer Audi R18 e-tron quattro #8 (Audi Sport Team Joest), Lucas di Grassi, Loïc Duval, Oliver Jarvis

Após meses de rumores chegou agora a confirmação de que a Audi vai deixar o campeonato do mundo de resistência (WEC) no final da temporada, afirmando ir concentrar-se agora na Fórmula E.

Rupert Stadler, presidente do Conselho de Administração da marca da marca dos quatro anéis fez o anúncio esta quarta-feira, colocando um ponto final num programa em LMP1 de 18 anos, ao longo dos quais contou com 13 vitórias nas 24 Horas de Le Mans.

“Vamos concentrar-nos de futuro na motorização elétrica.Com a nossa produção de veículos está cada vez centrada nas motorizações elétricas o nosso envolvimento no desporto automóvel tem de ir nesse sentido”, justificou Stadler.

Os êxitos da própria Audi em LMP1 fundaram-se na aposta diesel, combinada com a solução híbrida desde 2012, com os êxitos no WEC, com dois títulos, e no American Le Mans Series, onde foi nove vezes consecutivas campeã, num total de 185 corridas.

2002: Audi achieves the hat-trick: three Le Mans victories in a row

“Após 18 anos nas corridas de protótipos que foram excecionalmente bem sucedidos para a Audi, é obviamente e extremamente difícil deixar a disciplina. O Audi Sport Team Joest moldou o WEC durante este período como nenhuma outra equipa”, salienta Rubet Stadler.

“Gostaria de expressar o meu agradecimento à nossa equipa, a Reinhold Joest e à sua formação, aos pilotos, parceiros e patrocinadores por esta extremamente bem sucedida colaboração. Foram grandes momentos”, destacou ainda o CEO da Audi.

Com a marca a solidificar a sua parceria com o Team Abt Shaefller Sport na Fórmula E, a marca de Ingolstadt vai aumentar o seu empenhamento na disciplina para a época 2017/2018.

A Audi mantém o seu programa no DTM (campeonato alemão de carros de turismo), no qual venceu a classificação de equipas e construtores, ficando para mais tarde uma decisão sobre o envolvimento no campeonato do mundo de ralicross, que venceu este ano por intermédio de Mattias Ekstrom.

2009: The Audi R15 TDI wins its debut race

Em destaque

Subir