Motores

Audi penalizada por ‘mexer’ no motor do carro n.º 7 em Le Mans

AudiPenalizadaLM215

A Audi vai ser penalizada por ter violado o selo da eletrónica do motor do R18 e-tron quattro n.º 7 que competiu nas 24 Horas de Le Mans pelas mãos de André Lotterer, Marcel Fassler e Benoit Tréluyer. Irregularidade detetada na verificação técnica posterior à prova.

Chris Reinke, responsável pelo programa LMP1 da marca dos quatro anéis confirmou a irregularidade e a culpabilidade da equipa, referindo que se tratou de “um erro com o manuseamento dos selos do motor” com carro n.º 7.

O problema foi detetado pela primeira vez pelos comissários técnicos no ‘warm-up’ da manhã da corrida, parecendo visível aos homens do Automobile Club de L’Ouest que elementos da Audi Sport tinha mudado a posição dos selos.

O assunto foi discutido no passado dia 23 de Junho na sede da Federação Internacional do Automóvel (FIA) em Paris, mais de uma semana após a corrida, com a marca de Ingolstadt a apresentar a sua versão do caso.

Apesar de não negarem as acusações, os homens da Audi explicaram as circunstâncias em que eles ocorreram diante dos responsáveis do campeonato do mundo de resistência (WEC).

AudiPenalizadaLM115

“Investigamos o assunto e certamente que tal não se voltará a repetir. Foram dois selos no carro n.º 7 que não estavam conformes. Os outros carros não foram afetados”, declarou Chris Reinke.

Convém lembrar que os selos são críticos para que a FIA monitorize a utilização dos motores dos protótipos da categoria LMP1, já que cada carro está limitado a cinco motores por temporada. Os selos são lidos eletronicamente, mas nem os leitores do WEC nem os da Audi conseguiram lê-los no R18 n.º 7 que correu em Le Mans.

Os comissários decidiram por isso agir em conformidade, penalizando a equipa alemã em 50 mil euros para além dos custos da audiência em Paris. Além disso o motor utilizado em Le Mans passou a ser o quarto motor da temporada para o carro em questão.

Segundo Reinke o Audi n.º 7 utilizou o mesmo motor em Silverstone e Spa, usando-o também nos treinos, na qualificação e na corrida em Le Mans, mas devido à infração com os selos eles têm agora de ser considerados como o segundo, o terceiro e o quarto motores da temporada.

Isto significa que para as restantes cinco provas de seis horas do WEC, André Lotterer, Marcel Fassler e Benoit Tréluyer só podem usar mais um novo motor. A Audi diz que avaliará muito bem o que irá fazer relativamente ao assunto.

Em destaque

Subir