Nas Notícias

Ataque informático em empresas portuguesas na manhã de hoje

Algumas empresas portuguesas e também espanholas foram alvo de um ataque informático, nas principais cidades. Alguns computadores apresentaram o monitor azul e ficaram inacessíveis ao utilizador. O episódio, que também terá deixado algumas pessoas sem sinal de televisão, ocorre no dia em que o Papa Francisco chega a Fátima.

“Foi detetado um ataque informático a nível internacional, com impacto em vários países, nomeadamente Portugal, afetando diferentes empresas. Por questões de segurança, faça power-off ao seu PC Windows e desligue-o da rede. Aguarde novas orientações”, pode ler-se numa mensagem da PT, enviada aos trabalhadores..

O ataque não ocorreu apenas em Portugal. Também em Espanha terá ocorrido o mesmo problema, em empresas do setor tecnológico, escreve aquele diário.

“Os computadores afetados ficaram com o monitor azul e não ligaram mais”, escreve o Jornal de Notícias, citando uma fonte contactada.

Em Portugal, também os “serviços de televisão da PT foram afetados” e alguns clientes ficaram sem sinal.

Como forma preventiva, peritos aconselham a que os utilizadores desliguem os computadores, caso possam prescindir do seu uso.

Por esclarecer estão a origem e motivações deste ataque, que ocorre no dia em que o Papa visita Fátima.

Em destaque

Subir