Nas Notícias

Assunção Cristas: “Os eucaliptais não ardem”

Assunção Cristas cometeu um lapso ao intervir no debate quinzenal. Antecipando uma resposta lembrando o tempo em que foi ministra do Ambiente, afirmou que “os eucaliptais com dois anos não ardem”.

Na mente da líder do CDS estava a liberalização da plantação de eucaliptos, autorizada por Assunção Cristas quando era ministra do Ambiente e do Mar.

Essa memória até já tinha sido introduzida no debate quinzenal por Catarina Martins. Repudiando a moção de censura do CDS, a líder do Bloco lamentou a promoção da monocultura do eucalipto “como o fez a ex-ministra do eucalipto Assunção Cristas, que enquanto ministra foi responsável pela liberalização total da expansão do eucalipto”.

Assunção Cristas pretendia dizer que os eucaliptais plantados desde essa liberalização não tinham ainda dimensão suficiente para provocar os grandes incêndios deste ano, saindo-lhe a frase “os eucaliptais com dois anos não ardem”.

Nos últimos dias, Assunção Cristas tem sido também criticada pela “fé que chova”, uma afirmação que proferiu quando era ministra do Ambiente, em 2002:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=AB9N3AX7OKBK

Em destaque

Subir