País

Assunção Cristas insiste na “incompetência do nosso Governo”

Assuncao_Cristas_no_CdP_900Quatro anos depois, Assunção Cristas regressou ao Clube dos Pensadores, agora sucessora de Paulo Portas na presidência do CDS-PP. E a sua personalidade está bem patente nas propostas que apresenta: Assunção Cristas promove a família, a conciliação com a vida laboral, defendendo mudanças nestes pontos e incentivos fiscais às empresas que adotem soluções favoráveis às famílias.

A líder do CDS/PP começou por apresentar os temas mais relevantes do seu partido: a natalidade e a demografia.

A questão da natalidade e do apoio às famílias é fundamental e está no patamar mais elevado da sua agenda política. Inverter a queda da natalidade com medidas consensuais.

Desde logo permitir mais tempo de licença, aproximar mais as duas realidades pai e mãe e até avós, apoios na primeira infância, licença pré-natal habitação, entre outros.

Questionada por Joaquim Jorge sobre a sua exigência na votação do programa de estabilidade do Governo, Assunção Cristas responde que teria que ficar claro quem está com quem. Diz também que é “inadmissível o défice excessivo do país e que é muita incompetência do nosso Governo”.

Afirma que “não é verdade quando o Governo diz que não há aumento de impostos” e que confrontou António Costa, no debate quinzenal, na Assembleia da República,  com alguns aumentos – como IMI, prédios rurais, imposto sucessório, entre outros. Nunca obteve respostas.

Crescimento económico, a trajetória da divida, captação de investimento estrangeiro e estabilidade na legislação laboral são outros temas de muita importância para o CDS-PP.

Quanto a eleições autárquicas e ao CDS-PP, Joaquim Jorge pergunta o porquê do partido não ter um candidato em Gaia? Assunção Cristas sem revelar nomes, reconhece que a orientação do partido “é crescer no domínio autárquico” e que essa decisão “cabe à concelhia e distrital”. Promete também que ela e o seu partido serão sempre “uma voz muito firme na oposição”.

Uma sala cheia, muita imprensa e um debate muito participado. Para além disso, o debate foi emitido em direto online a partir do blogue com uma audiência de 80 pessoas.

O fundador do Clube dos Pensadores informou que o senhor que se segue é Rui Rio. Um debate que promete aquecer os sociais-democratas e ouvir um não-alinhado com a direção do PSD.

Em destaque

Subir