Nas Notícias

As batatas fritas e as torradas podem ser cancerígenas, diz estudo

Batatas_Fritas_900Relatório do Reino Unido avisa que alimentos submetidos a temperaturas superiores a 120 graus sofrem reações químicas que libertam a acrilamida, uma substância cancerígena. A Agência de Normas Alimentares (FSA) recomenda um consumo regrado.

Não é necessário afastar aqueles alimentos da sua dieta. Basta consumi-los com regra.

Um processo químico a que os alimentos torrados são sujeitos provoca a libertação de uma substância cancerígena, alerta a FSA, num relatório divulgado nesta terça-feira.

Essa reação ocorre quando os alimentos são aquecidos a temperaturas superiores a 120 graus centígrados, ou preparados àquelas temperaturas.

Quando é frita, a batata liberta a acrilamida. A asparagina, um aminoácido, entra em reação com a glicose, ou frutose, sendo que a acrilamida (que em estudos anteriores provocou cancro em ratos) é libertada.

Mas não são só as torradas e as batatas fritas que estão em causa. Também a beterraba, o pão torrado, as batatas assadas, o café e os cereais contém aqueles ingredientes e foram colocados na lista de produtos potencialmente perigosos.

A Agência Internacional de Pesquisa do Cancro e a Organização Mundial da Saúde já tinha alertado para os riscos da asparagina.

O risco para os humanos é tanto maior quanto a quantidade de produto ingerido. A Agência de Normas Alimentares não recomenda que se deixe de consumir aqueles produtos. Mas aconselha o consumo em quantidades reduzidas.

Recentemente, um estudo punblicado no Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention que fez o acompanhamento de 62 mil mulheres, ao longo de 11 anos, detetou uma associação: as mulheres que mais consumiam acrilamida estavam entre aquelas que enfrentavam mais risco de cancro do ovário no período pós-menopausa.

 

Em destaque

Subir