Ciência

As nozes combatem problemas cardíacos, cancro e diabetes

Todos nós já conhecemos os benefícios dos frutos secos. São uma ótima fonte de gordura, satisfazem, têm propriedades antioxidantes e fornecem proteínas e hidratos de carbono.

Os investigadores da Imperial College of London, no Reino Unido, e da Norwegian University, na Noruega, fizeram uma análise de todos os estudos sobre o consumo de frutos secos, mais propriamente sobre as nozes.

Os resultados revelaram que as pessoas que comem pelo menos vinte gramas (uma mão cheia) de nozes todos os dias têm menos riscos de doenças cardíacas, cancro e outros problemas de saúde.

Este fruto seco diminui em 30 por cento a probabilidade de vir a ter doenças cardíacas, em 15 por cento o risco de cancro e diminui o risco de morte no geral em 22 por cento. Mas não só, as nozes também reduzem em 50 por cento os riscos de morte por doenças respiratórias e reduz a probabilidade em desenvolver diabetes.

“Em estudos de nutrição, a maioria da pesquisa é feita tendo em conta a mortalidade associada a doenças de coração, derrame e cancro, mas agora começamos a ver dados sobre outras doenças”, afirma Dagfinn Aune, um dos investigadores da pesquisa que foi publicada na revista BMC Medicine.

Este estudo inclui também outros frutos secos como as avelãs e amendoins que, na verdade, são um tipo de legume ou vagem.

Estes frutos secos são saudáveis pelo facto de serem ricos em fibra, magnésio e gordura poli-insaturada, que são benéficos para a diminuição de doenças cardíacas e do nível de colesterol.

“Algumas nozes, como a noz comum e a noz pecan, são ricas em antioxidantes, que podem diminuir o risco de cancro. Apesar de serem ricas em gordura, também são ricas em fibra e proteína e há sinais de que podem ajudar a diminuir o risco de obesidade a longo prazo”, acrescentou Aune.

Por fim, este estudo concluiu que consumir mais de vinte gramas por dia não aumenta os benefícios para a saúde, pelo que não se deve cometer exageros.

Em destaque

Subir