Mundo

Porque é que as janelas dos aviões são redondas? (com vídeo)

Janela AviãoProvavelmente nunca se questionou, mas com certeza já reparou: as janelas dos aviões são sempre redondas. É curioso? Vamos dar-lhe a resposta para esta opção, que não é um pormenor. Veja o vídeo.

Todas as janelas dos aviões são redondas. Já reparou? E saiba que não se trata de pura estética. Há um motivo bem forte por detrás desta opção. Aliás, desta obrigação.

Depois de alguns acidentes aéreos, provocados por fendas nas zonas das janelas, os engenheiros perceberam que havia uma falha grave a corrigir.

Com efeito, quando se voa em altitudes elevadas, a pressão atmosférica é muito baixa, pelo que é necessário pressurizar a cabine, para que passageiros e tripulação possam sobreviver.

Nesse sentido, a pressão interna e externa da cabine sofrem alterações, à medida que o avião aumenta a altitude.

E a diferença de pressão é distribuída pela fuselagem da aeronave.

Ora, esta distribuição deve ser uniforme, sob pena de se provocarem danos no aparelho. E as janelas que estão colocadas na fuselagem provocam um desvio dessa pressão (como pode ver no vídeo em baixo).

Quando as janelas são quadradas, essa pressão é sentida de forma mais drástica. O fenómeno é mais ligeiro quando são arredondadas.

Assim, quando se sentar num avião, observe a paisagem pela janela e a própria janela.

É apenas uma dos milhares de detalhes que permitem que o voo se faça em segurança.

Veja o vídeo:

Em destaque

Subir