Mundo

As funcionárias são mesmo culpadas da morte nas escadas rolantes?

A imprensa revela que as funcionárias que estavam junto às escadas rolantes, na China, onde uma mulher morreu, salvando o seu filho, saberiam da avaria na estrutura. E as redes sociais ‘condenaram’ as mulheres, por não terem acionado os dispositivos de emergência. Mas esta versão dos factos está longe de estar provada.

As redes sociais são pródigas em criar heróis e vilões, nas histórias que mobilizam. E se é justo que a mãe que morreu nas escadas rolantes será considerada uma heroína – porque de facto salvou o filho – o mesmo não se pode dizer em relação às mulheres que estavam no local: poderão ser os vilões desta história, mas é prematuro fazer juízos de valor.

As funcionárias que estavam junto à escada rolante de um centro comercial da China – onde uma mulher morreu, ‘engolida’ pela estrutura – estão sob fogo cruzado, por alegadamente saberem de que havia uma falha e por não terem tomado as medidas que se impunham.

A teoria não pode ser provada apenas pelas imagens. Decorrem investigações que vão permitir apurar a alegada negligência das três funcionárias – sendo que uma delas assiste a mãe, no momento em que esta empurra o filho do buraco onde a própria viria a morrer.

O caso é muito sensível e chocou não só a China, mas todo o mundo que assistiu ao episódio. Além de ser legítimo questionar a atitude das funcionárias (sem as condenar), impõe-se também colocar uma pergunta: por que razão não foi vedado o acesso às escadas, se estas estavam avariadas?

Mas, mais do que perguntas, a imprensa dá respostas. O South China Morning Post, citado pelo El Mundo, ‘culpa’ as empregadas, acusadas de não avisarem a mulher da avaria.

O vídeo não ajuda a desmistificar o mistério. Mostra apenas o momento em que a mulher de 30 anos é ‘engolida’ pelas escadas rolantes, quando se preparava para sair da estrutura, de mão dada com o filho.

A criança escapou sem ferimentos físicos, mas com enormes danos psicológicos. As escadas rolantes cederam no momento em que as duas pessoas se preparavam para sair.

Três funcionárias que estavam perto do local não puderam salvar a vítima, mas uma delas puxa a criança, que estava de mão dada à mãe.

O incidente, captado pelas imagens de videovigilância do centro comercial, está a ser investigado pelas autoridades.

A criança escapou ilesa deste incidente fatal, que ocorreu neste domingo, de acordo com a data do vídeo.

Em destaque

Subir